sexta-feira, 5 de junho de 2015

Bater é educar?

Hoje apresentei um trabalho de francês.
Durante as 2 últimas semanas tentei descobrir um tema sobre o qual falar, quando vi um video que falava sobre se se deve forçar as crianças a beijar (em comprimento) outras pessoas, então achei que tinha encontrado o meu tema. Este é um assunto muito apaixonante para mim pois, na minha opinião, não devemos forçar as crianças fazer nada pois isso seria o mesmo que pedir-lhes para se soltarem do seu ''eu'', o que, eu acho, é totalmente imoral. Então fiz um trabalho sobre o tal tema, treinei-o e tinha tudo sobre controle. Até que, ontem, quando estava a ir de autocarro para minha casa, observei um casal com uma miúda que se destacou para mim. A rapariga, que tinha à volta de 3/4 anos estava de pé nos bancos, a cantar e a rir, quando começa a chorar, isto não foi nada de mais, eu estava à espera que a mãe ou o pai a acalmassem, no entanto, a mãe limitou-se a começar à estalada com a ajuda do marido e, como é óbvio e natural, a miúda tentava defender-se e, inutilmente.
Eu, sendo total e completamente contra actos violentos para com crianças, estava pronta a reagir, quando me lembrei que estava prestes a enfrentar dois adultos que têm a lata de bater numa criança inocente perante uma multidão e, ironicamente, o autocarro parou. Eu, sem pensar saio do autocarro e, no momento em que toquei no chão lembrei-me que me tinha acabado de ''acobardar'' perante a situação. Enquanto estava a ir para casa a pé (porque não saí na minha paragem) ocorreu-me que eu tinha acabado de concordar com uma prática que tanto odeio, pensei que era igual a todos aqueles hipócritas que dizem apoiar maltratar crianças para as ''educar'', tive vergonha de não ter feito qualquer coisa pela miúda, mesmo podendo sofrer consequências. Enquanto estava a chegar a casa, decidi fazer o trabalho sobre este assunto, não para me redimir, nem para pensarem que eu sou muito boa pessoa, mas sim para passar a mensagem que podem e devem agir quando não concordarem com algum assunto ético ou moral.
Sejam corajosos e podem marcar as pessoas! Não tenham medo de alcançar os vossos objectivos, mesmo que tenham de enfrentar alguém.
Bater não é educar / Frapper n'est pa eduquer!
Obrigada.

Sem comentários:

Enviar um comentário